quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Liberdade ...

“A nobreza de uma alma se reconhecerá sempre no fato de não ter medo de si próprio, não esperar nada de vergonhoso e voar sem escrúpulos por toda a parte, tal pássaro nascido livre como é, onde o seu desejo o impele! Aonde quer que vá, será sempre rodeado pelo sol e pela liberdade.” (F. Nietzsche).

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Bom dia sol ...

"Amanhece, amanhece, amanhece, amanhece, amanhece o dia Um leve toque de poesia Com a certeza que a luz que se derrama nos traga um pouco, um pouco, um pouco de alegria ! A frieza do relógio não compete com a quentura do meu coração Coração que bate 4 por 4 sem lógica, sem lógica e sem nenhuma razão Bom dia sol! Bom dia, dia! Olha a fonte, olha os montes Horizonte Olha a luz que enxovalha e guia A Lua se oferece ao dia E eu, E eu guardo cada pedacinho de mim para mim mesmo Rindo louco, louco, mais louco de euforia Bom dia sol! Bom dia, dia! Eu e o coração Companheiros de absurdos no noturno no soturno No entanto, entretanto e portanto ... Bom dia sol! Bom dia, sol! (Raul Seixas - Coração Noturno).

domingo, 23 de dezembro de 2012

...

"Talvez não saibas mas digo que te amo E construir o mar em nossa casa Que é por ti que pergunto e por ti chamo Se a noite estende em mim a sua asa Talvez não compreendas, mas o vento Anda a espalhar em ti os meus recados E que há por do sol no pensamento Quando os dias são azuis e perfumados ..." (Kátia Guerreiro).

sábado, 22 de dezembro de 2012

Mar sem fim ...

““Pronto, firme no Brasil. Fiquei de pé e no fundo da baia, na beira do mar, no mesmo pedaço de areia de onde parti em outubro, descobri a Marina com os braços cheios de meninas, imóveis, lindas de morrer, chapeuzinhos brancos, a Laura e a Tamara, uma em cada braço. Tanto mar, invés de nos separar, nos uniu. Em 141 dias de ausência, do início ao fim, o Paratii fez a sua volta e retornou a Jurumirim. A Terra é mesmo redonda. Ao longo do caminho, pensando bem, nem vento, nem ondas, nem gelo tão ruins, porque no fim, nada impediu meu veleiro de voltar inteiro à sua baía. E nada foi melhor do que voltar para descobrir, abraçando as três, que o mar da nossa casa não tem mesmo fim. Pior do que passar frio, subindo e descendo ondas ao sul do oceano Índico, seria não ter chegado até aqui. Ou nunca ter deixado as águas quentes e confortáveis de de Parati. Mesmo que fosse apenas para descobrir o quanto elas eram quentes e confortáveis. Eu senti um estranho bem estar ao contornar gelos tão longe de casa. Hoje entendo bem o meu pai. Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é, que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. (Amyr Klink).

Andar ...

“É muito fácil hoje ver lugares espetaculares no cinema e na televisão. E eu sinto que isso acomoda as vezes essa vontade de descobrir. Quanto mais você vai conhecendo esses lugares que você busca tanto conhecer, e conhecendo de fato, sentindo o cheiro, conhecendo as estações e os problemas que você não vê, você vai descobrindo as coisas boas que você tem em volta da sua casa. Meu pai tinha morado em muitas dezenas de paises diferentes e falava sobre a importância de você estar em contato com as pessoas de um lugar, com as pedras de um lugar, ver, sentir, mas isso você só vai descobrir se você andar.” (Amyr Klink - Documentário "Mar sem fim").

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Teu jeito de sorrir ...

"O nosso amor Tem gosto de céu, tem cheiro de mar É puro, é flor de maracujá É calmo, é chá de erva-cidreira O nosso amor É luz do luar, é sol de queimar ...Estrela que vem para abençoar Porque o nosso amor é pra vida inteira ..." (Beth Carvalho).

Caminhos me levem ...

"Amanhã bem de manhã Vou sair caminhando ao léu Só vou seguir na direção De uma estrela que eu vi no céu Pra que fingir que não devo ir Caminhos me levem Aonde quiserem Se meus pés disserem que sim Vejo alguém seguindo além Eu aceno com meu chapéu Pois tanto faz de onde ele vem Pode ser algum menestrel Que vai e vem, sempre Sem ninguém Caminhos te levem, aonde puderem Se teus pés quizerem assim Mesmo me afastando de você Sei que não te deixo me esquecer Mas tente compreender minhas razões Já faz um tempo Em que eu vivi Feito linha de um carretel Olhei em volta então me vi Prisioneiro de um anel Não resisti Foi bem melhor partir Perigos me esperam Abrigos não quero Que meus pés decidam Por mim Mesmo me afastando de você Sei que não te deixo me esquecer Mas é nosso dever fazer canções ..." (Almir Sater - Caminhos me levem).

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Imensa saudade ...

"Nada consigo fazer Quando a saudade aperta Foge-me a inspiração Sinto a alma deserta Um vazio se faz em meu peito E de fato eu sinto Em meu peito um vazio Me faltando as tuas carícias As noites são longas E eu sinto mais frio. Procuro afogar no álcool A tua lembrança Mas noto que é ridícula A minha vingança Vou seguir os conselhos De amigos E garanto que não beberei Nunca mais E com o tempo Essa imensa saudade que sinto Se esvai ..." (Cartola - Peito vazio).

O amor é livre!

"Se bom pra você for Pode partir, amor E que seja feliz E muito bem feliz Que Deus e a natureza As aves nos seus ninhos As flores pela estrada Perfumem todos os caminhos Eu aqui ficarei Por você rezarei Todas as tardes Ao bater, Ave-Maria Que seja bem feliz E leve-me na mente Que cresçam suas glórias E as minhas lágrimas contentes ..." (Cartola - Que sejas bem feliz).

Olha o céu ...

"Linda! Te sinto mais bela E fico na espera Me sinto tão só Mas! O tempo que passa Em dor maior Bem maior... Linda! No que se apresenta O triste se ausenta Fez-se a alegria Corra e olhe o céu Que o sol vem trazer Bom dia Aaai! Corra e olhe o céu Que o sol vem trazer Bom dia..." (Cartola).

domingo, 9 de dezembro de 2012

Lady Laura ...

Uma homenagem a Rafael Limaverde que atravessou 17 países da América LAtina de bicicleta (Lady Laura) ... Fã de Roberto Carlos, ele nomeou sua bike como Lady ... Então essa música é para ele e ela! Abração Rafael Limaverde! "Tenho às vezes vontade de ser Novamente um menino E na hora do meu desespero Gritar por você Te pedir que me abrace E me leve de volta pra casa E me conte uma história bonita E me faça dormir Só queria ouvir sua voz Me dizendo sorrindo Aproveite o seu tempo Você ainda é um menino Apesar de distância e do tempo Eu não posso esconder Tudo isso eu às vezes preciso escutar de você Lady Laura, me leve pra casa Lady Laura, me conta uma história Lady Laura, me faça dormir Lady Laura Lady Laura, me leve pra casa Lady Laura, me abrace forte Lady Laura, me faça dormir Lady Laura Quantas vezes me sinto perdido No meio da noite Com problemas e angústias Que só gente grande é que tem Me afagando os cabelos Você certamente diria Amanhã de manhã você vai se sair muito bem Quando eu era criança Podia chorar nos seus braços E ouvir tanta coisa bonita Na minha aflição Nos momentos alegres Sentado ao seu lado, eu sorria E, nas horas difíceis Podia apertar sua mão Lady Laura, me leve pra casa Lady Laura, me conta uma história Lady Laura, me faça dormir Lady Laura Lady Laura, me leve pra casa Lady Laura, me abrace forte Lady Laura, me faça dormir Lady Laura Tenho às vezes vontade de ser Novamente um menino Muito embora você sempre acha que eu ainda sou Toda vez que eu te abraço e te beijo Sem nada dizer Você diz tudo que eu preciso Escutar de você.."
http://www.youtube.com/watch?v=JQJoU4cJUz4

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Um homem precisa viajar ...

Nunca algo me tocou tanto ... Choro .. Choro ... Choro ... Amo, amo e amo! Ahh ... “Tanto mar, invés de nos separar, nos uniu. Em 141 dias de ausência, do início ao fim, o Paratii fez a sua volta e retornou a Jurumirim. A Terra é mesmo redonda. Ao longo do caminho, pensando bem, nem vento, nem ondas, nem gelo tão ruins, porque no fim, nada impediu meu veleiro de voltar inteiro à sua baía. E nada foi melhor do que voltar para descobrir, abraçando as três, que o mar da nossa casa não tem mesmo fim. ...Pior do que passar frio, subindo e descendo ondas ao sul do oceano Índico, seria não ter chegado até aqui. Ou nunca ter deixado as águas quentes e confortáveis de de Parati. Mesmo que fosse apenas para descobrir o quanto elas eram quentes e confortáveis. Eu senti um estranho bem estar ao contornar gelos tão longe de casa. Hoje entendo bem o meu pai. Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é, que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. http://www.youtube.com/watch?v=wFfeolX-Rrg

Viajar ...

“Hoje o ser humano precisa ter uma experiência autêntica em sua vida! E está faltando isso! A gente pensa só em ter a maldita casa, o maldito carro, os bens, os status, a marca da roupa, e a gente esquece que no fundo disso tudo não é propriedade, é tudo provisório, a minha casa não tem estrada e não tem luz lá em Paraty e enquanto eu tiver vivo não vai ter. Então meus vizinhos ficam loucos. Dizem que precisamos do progresso. NÃO! NÃO! Progresso tenho eu que não preciso de nada disso. Um dio eu quero ser rico o suficiente para não precisar ter mais nada. Nem carro, nem casa, nem fazendas, nem imóveis ... Nesse dia serei rico. Dizem que o grande prazer da vida no final das contas é viajar. E eu tenho .. Eu fiz desse prazer a minha profissão. Então por isso que sou muito grato. É uma experiência muito bacana. Essa de poder partir, poder chegar e de estar sempre tentando achar uma nova encrenca.” (Amyr Klink). Eu te amo meu amigo Philippe!

Metade!

"Que a força do medo que tenho Não me impeça de ver o que anseio Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio. Que a música que ouço ao longe Seja linda ainda que tristeza Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada Mesmo que distante Porque metade de mim é partida Mas a outra metade é saudade. Que as palavras que eu falo Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor Apenas respeitadas Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos Porque metade de mim é o que ouço Mas a outra metade é o que calo. Que essa minha vontade de ir embora Se transforme na calma e na paz que eu mereço Que essa tensão que me corrói por dentro Seja um dia recompensada Porque metade de mim é o que eu penso mas a outra metade é um vulcão. Que o medo da solidão se afaste, e que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável. Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso Que eu me lembro ter dado na infância Por que metade de mim é a lembrança do que fui A outra metade eu não sei. Que não seja preciso mais do que uma simples alegria Pra me fazer aquietar o espírito E que o teu silêncio me fale cada vez mais Porque metade de mim é abrigo Mas a outra metade é cansaço. Que a arte nos aponte uma resposta Mesmo que ela não saiba E que ninguém a tente complicar Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer Porque metade de mim é platéia E a outra metade é canção. E que a minha loucura seja perdoada Porque metade de mim é amor E a outra metade também." (Oswaldo Montenegro - Metade). http://www.youtube.com/watch?v=GLkQMFVg8V8

Outro lugar ...

"Amor eu gosto tanto, eu amo, amo tanto o seu olhar Andei por esse mundo louco, doido, solto com sede de amar Igual a um beija-flor, que beija-flor, De flor em flor eu quis beijar Por isso não demora que a história passa e pode me levar E eu não quero ir, não posso ir pra lado algum Enquanto não voltar Não quero que isso aqui dentro de mim Vá embora e tome outro lugar Talvez a vida mude e nossa estrada pode se cruzar Amor, meu grande amor, estou sentindo Que está chegando a hora de dormir." (Milton Nascimento - Outro lugar).

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Oração ao tempo ...

"És um senhor tão bonito Quanto a cara do meu filho Tempo tempo tempo tempo Vou te fazer um pedido Tempo tempo tempo tempo... Compositor de destinos Tambor de todos os rítmos Tempo tempo tempo tempo Entro num acordo contigo Tempo tempo tempo tempo... Por seres tão inventivo E pareceres contínuo Tempo tempo tempo tempo És um dos deuses mais lindos Tempo tempo tempo tempo... Que sejas ainda mais vivo No som do meu estribilho Tempo tempo tempo tempo Ouve bem o que te digo Tempo tempo tempo tempo... Peço-te o prazer legítimo E o movimento preciso Tempo tempo tempo tempo Quando o tempo for propício Tempo tempo tempo tempo... De modo que o meu espírito Ganhe um brilho definido Tempo tempo tempo tempo E eu espalhe benefícios Tempo tempo tempo tempo... O que usaremos prá isso Fica guardado em sigilo Tempo tempo tempo tempo Apenas contigo e comigo Tempo tempo tempo tempo... E quando eu tiver saído Para fora do teu círculo Tempo tempo tempo tempo Não serei nem terás sido Tempo tempo tempo tempo... Ainda assim acredito Ser possível reunirmo-nos Tempo tempo tempo tempo Num outro nível de vínculo Tempo tempo tempo tempo... Portanto peço-te aquilo E te ofereço elogios Tempo tempo tempo tempo Nas rimas do meu estilo Tempo tempo tempo tempo..." (Caetano Veloso).

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Rainbow ...

"O grande arco-íris (Rainbow) está dentro de você" (Pituca).