quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Henry David Thoreau.


"Mais que amor, dinheiro e fama, dai-me a verdade. Sentei-me a uma mesa onde a comida era fina, os vinhos abundantes e o serviço impecável, mas onde faltavam sinceridade e verdade, e com fome me fui embora do inóspito recinto. A hospitalidade era fria como os sorvetes". (Henry David Thoreau in Walden ou "A vida nos bosques").

"Os homens, em sua maioria, aprendem a ler para satisfazer uma mesquinha conveniência, assim como aprendem a calcular a fim de organizarem sua contabilidade e não serem enganados no comércio, mas sabem pouco ou nada a respeito da leitura como um nobre exercício intelectual" - A desobediência civil.

"Eu não tenho dúvidas de que é parte do destino da raça humana, na sua evolução gradual, parar de comer animais, tal como as tribos selvagens deixaram de se comer umas ás outras quando entraram em contacto com os mais civilizados." - Walden ou A vida no bosque, Capitulo 11 .

"Não é desejável cultivar pela lei o mesmo respeito que cultivamos pelo direito" - A desobediência civil.

"O melhor governo é o que absolutamente não governa" - A desobediência civil.

"Eu fui à Floresta porque queria viver livre. Eu queria viver profundamente, e sugar a própria essência da vida... expurgar tudo o que não fosse vida; e não, ao morrer, descobrir que não havia vivido" - Walden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário